20/06/2024

Demanda por rações com corantes naturais continua a crescer

Os animais de estimação estão cada vez mais “humanizados”. Portanto, são tratados como membros da família e recebem os benefícios que esse status oferece.

Da mesma forma como os pais se esforçam para promover o bem-estar dos seus filhos, os “pais” dos animais de estimação também desejam fornecer a eles os melhores cuidados. E isso inclui uma nutrição equilibrada e de alta qualidade.

Embora a alimentação humana nem sempre seja adequada para os pets, acabamos partilhando com eles a nossa refeição. Especialmente quando socializamos e nos divertimos com nossos animais de estimação. Isto fortalece o vínculo entre humanos e animais, ao mesmo tempo que combina com a dinâmica alimentar familiar.

Por que são utilizados corantes nos alimentos para animais de estimação?

Ao contribuir para imitar a comida humana, as cores permitem que os tutores compartilhem com os animais suas experiências alimentares. Inclusive, muitos aproveitam para celebrar até ocasiões especiais como aniversários, Halloween ou Dia dos Namorados com seus animais de estimação. Esses são exemplos em que as cores naturais permitem a conexão entre humanos e animais, meio de experiências alimentares compartilhadas.

O que é considerado alimento natural para animais de estimação?

A utilização do termo “natural” para rações é um desafio regulatório em discussão há vários anos em diferentes mercados, como explica Renato Ribeiro Da Silva, Gerente Global de Assuntos Regulatórios da Oterra. O termo é fornecido pela Association of American Feed Control Officials (AAFCO) nos EUA e pela European Pet Food Industry Association (FEDIAF).

Por exemplo, as definições dos EUA e da Europa baseiam-se em critérios como a origem e o processo de fabricação das matérias-primas, o uso ou não de aditivos e o status de OGM (organismos geneticamente modificados). Dessa forma, ambas as referências convergem ao considerar “natural” como alegação elegível para produtos minimamente processados, e divergem em termos de fontes de matéria-prima, uso ou não de aditivos e OGM.

Na Barentz, oferecemos uma linha de produtos da Oterra compatíveis com alimentos para animais de estimação, ideais para alimentos secos, extrusados, úmidos e petiscos. As cores dos produtos são obtidas da natureza, como cenoura laranja e preta, batata-doce, além de urucum e carmim.

Para conhecer esses e outros produtos ou informações adicionais sobre os requisitos de conformidade relacionados à natureza, não hesite contatar um de nossos especialistas.

Teremos o maior prazer em fornecer a orientação necessária para apoiar a conversão ou ampliar seu portfólio de produtos com corantes naturais.